Meu Corpo Sem Juízo


ontem na hora que me aprontava para dormir tive o deleite de lembrar que era o dia de lançamento do primeiro álbum da Jup do Bairro. não perdi tempo, corri para o YouTube. e lá estava a minha notificação de Corpo Sem Juízo, lembrando-me do áudio de Transgressão. e assim começa o disco. cheio de conceito e aclamação.

parei o que estava fazendo e comecei a preparar o ambiente imediatamente para receber o vôo dela. o nosso vôo. faz tempo que aguardo por esse momento desde que encontrei a demo deste projeto por acaso, no SoundCloud. apertei o play apreensiva e quando menos percebo me dou num templo totalmente suave e sem juízo. fui voando com ela no tempo dela sem direção, sem mentores. a única distração era o no nosso corpo. corpo que ninguém alcança. Transgressão é a primeira faixa e nos deixa estrategicamente naquele estado dormente e receptivo. inteligente e ligeira, não teria outra maneira de se iniciar. não sabia se era pela melancolia da voz da artista, pela maciez dosada do autotune, pela identificação do que estava sendo proferido, só sei que terminei de ouvir o louvor emotiva.

O que Pode Um Corpo Sem Juízo? cansei de me fazer essa pergunta desde quando começou a divulgação do financiamento coletivo de CSJ. apesar de ainda não ter encontrado uma resposta ou ter encontrado várias respostas, esse áudio me deixou com fios e orelhas em pé. cresci nele ouvindo tudo que penso sendo confirmado por alguém que desfruta dos mesmos sentimentos que os meus. um artigo musical cheio de confrontos, afirmações e novidades para a minha geração e as futuras gerações que terão esta artista como ícone.

após se estar vunerável num lugar bonito e confortável, Jup do Bairro aparece com os olhos revirados rompendo em fé as estruturas de um sistema racista. ao lado de Deize Tigrona anuncia as consequências da vida transgressora, escurecendo tudo em Pelo Amor de Deize. minha trackfeat favorita. genial a parte das autoras do álbum de ter uma música pras barbies metaleiras! um som que fala sobre resiliência e saúde mental do corpo feminino e preto. a produção ficou diabólica. o vocal da Jup, os agudos da Deize, quero cantar igual. fiquei fervida e ardilosa. tudo pra elas!

All You Need is Love vem sabiamente para hidratar o veneno que as perigosas compunham em Pelo Amor de Deize. tem participação especial de Rico Dalasam em versos autorais provocativos com muitas insinuações a fim de desintoxicar a masculinidade do homem cisgênero e Linn da Quebrada numa versão apimentada com muita sensualidade travesti e ironia. não consigo me imaginar mais numa festa sem esse hino. old que é a Musa do Verão da Jup do Bairro. hitzinho sem escrúpulo. quem é Beatles?

O Corre pra mim é a materialização musical do que seria o trajeto do corpo testiculado feminino, por vez, torna-se minha canção individual preferida. a história que conta na música me fez instantaneamente voltar no passado e refletir sobre byshalidade infantil, o processo de sobrevivência das testículosas que são desassociadas da religiosidade nos tempos de igreja, da trajetória e das tragédias escolares. gosto da dinâmica que ela usa pra relatar uma temática sensível e violenta. desde então, já tem me feito a repensar minha adolescência de uma maneira mais afetuosa e menos culposa. a sensação de alívio define muito bem o que eu senti.

e por fim, Luta por Mim com participação de Mulambo não deixa a desejar. música em duas camadas sob dois tons com dois protagonistas em doses diferentes. música de guerra e resume extremamente nossos sentimentos nessa primeira quinzena de junho. é provável que se destaque por ser tão atual. a sensação e a certeza de que Jup do Bairro além de levita, ainda tem o dom da revelação visto que o áudio fora gravado em março.

a produção musical é realizada pelas mãos de bruxa da BadSista, DJ macabra, que teve sensibilidade para capturar as emoções de cada poesia criando condições atmosféricas diferenciadas em dimensões doces, densas e tendenciosas a altura de Jup do Bairro. é um trabalho que me tranquiliza, pois me traz um amparo emocional que venho procurando há anos. muita paz de espírito e muita sabedoria. não daria pra esperar nada menos de Bad do Bairro, eu amo uma duo.

Corpo Sem Juízo é confronto, tensão, abate, é pau, é buceta, é o fim do caminho. e está disponível em todas as plataformas de streaming! ouçam as testículosas!

Comentários