DEVORAZ

Devorações - Imersão Artística

registro de Luara Monteiro

      no último final de semana, aconteceu em Vitória, no Espaço Cultural - Grupo Vira-lata de Teatro, à primeira parte do Devorações, projeto idealizado por Castiel Vitorino Brasileiro, e tive o deleite de surgir como membro e como curadora. como participadora, tomei parte de duas oficinas “Descolonizando Prazeres e Desejos” de Castiel Vitorino Brasileiro (artista multimídia e estudante de Psicologia na UFES), que se sucedeu na deslocações de prazeres com exercícios corporais, na parte da manhã. uma delícia. vários pensamentos, vários questionamentos e várias descobertas. no começo, estive muito travada e deveras cansada devido a viagem, mas de acordo com o desenvolvimento das atividades, fui relaxando. neste momento, alguma playlist com sons florestais fora introduzida no ambiente e foi fundamental para nos conectarmos com uma das propostas da oficina: desvanecer tensões.

registros de Luara Monteiro
      no segundo turno, depois do almoço patrocinado pelo evento, assistimos “Construção do Dicionário Antropolofágico” de Marcela Aguiar (estudante de Biblioteconomia da UFES) e Castiel, que ocorreu na parte da tarde. depois de devidamente comidas, voltamos a nos sentar no chão numa outra parte do salão, mas agora, à frente do refletor para contemplarmos o curta “A Língua dos Viado” de Luísa Marilac (está disponível no YouTube, gratuitamente). dentro da idioma Pajubá, construímos coletivamente um novo Aurélio, um novo dicionário. uma nova dicionária, uma tal de Aurélia está a caminho. as oficinas incidiram no sábado, 03/06, das 10h às 16h.

registros de Luara Monteiro

já no domingo, 04/06, no período da tarde, ministrei uma usina chamada “Cartas ao Feminino & Escrituras Pajubeiras” ao lado da Castiel. a ideia da oficina era pensar como nós, pessoas femininas, estamos lidando com o feminino em nossas corpas e para além. o que é o feminino. de onde vem. aonde e quem se compõe o feminino. pra onde vai.

 

registros por Luara Monteiro

     
 aplicamos três exercícios ao decorrer da usinagem. um inseridos na apresentação de seus respectivos nomes, que aconteceu depois da introdução da oficina, na expectativa de desmanchar tensões e aconchegá-los. sendo assim, despertando suas memórias, boas e ruins, tristes e, ou alegres. a atividade se constituiu em dizer o seu nome e na sequência, algo que te remetesse primeiramente a mente como representante ou sinônimo do feminino.

fotografias feitas por Luara Monteiro

      Ana Vitória, 20 anos, de Guarapari, participante da oficina, estava sentada ao meu lado, à minha direita e deu início aos jogos, sugerindo, por sua vez, explicar o significado do seu sinônimo de feminino, que seria “Cruzar as Pernas”, iniciando toda uma nova construção improvisada da primeira rodada. dizer o motivo pelo qual ela escolheu tal palavra, ação, que fosse sinônimo do tal feminino, foi muito significativo. não era obrigatório. alguns se alongavam em seus porquês, outros nem tanto, mas no fim, todos disseram minimamente alguma coisa. na segunda rodada, Castiel e eu, pedimos o que seria antônimo do feminino ou que não fosse necessariamente contrário, desbotando um pouco da linguagem binária. e de acordo com que disseram, anotariam sob dois cartazes brancos, cujo eram divididos pelos nomes sinônimos e antônimos, que estavam localizados em nosso meio. estávamos sentados ao chão em círculo, eu que detesto sentar sem apoio, sem escora, me perdi nas histórias que iam sendo apresentadas aos poucos; seja na semelhança de vivências, quanto no jeito de falar. eu que também, sou curiosa em trajetórias alheias, me fiz esponja naquela circunstância e absorvi um bocado pra passar a semana inteira, entupida de ideias. mastigando e engolindo.




      na segunda ocasião, justapusemos outro andamento. agora, em pé, mas ainda em roda, que previa uma dinâmica de caráter experimental na qual nós, curadoras da usina, na construção do desenvolvimento das dinâmicas, temíamos. estaríamos lidando com emoções. mas se não for pra doer, né, neim, a gente nem acorda. a atividade se fazia em apontar uma característica, por vez, feminina da pessoa que você mais se identificasse ou se sentisse confortável em criticar. a meu ver,  percebi aquele acontecimento como celebração do feminino ao feminino por nós, pessoas femininas e as nossas corporeidades feminis abjetas. finalizando a usinagem, pedíamos aos presentes membros que dissertassem cartas ao feminino, que se constituí em registrar em suas palavras suas percepções, parâmetros e conceitos ao feminino e a feminilidade, por fim. as cartas autorizadas serão publicadas no livro do Devorações, que ficará pronto no segundo semestre. 
registros de Luara Monteiro


      enquanto pensadora da bysha, me proponho a me colocar sempre a pensar histórias, experiências que se assemelham a minha. por conta de todos os meus processos identitários, passei tanto tempo da vida desejando inconscientemente espaços assim, que me asilasse e que não exigisse muito de mim. e lá, estava eu, sendo abastecida e abastecendo. sinto-me energética e energizada.

      gata, pintada, foi quem que te pintou? hoje, sexta-feira, seis dias depois, ainda to entalada. nada desce, nada saí. ainda vou contar mais um pouco o que canalizei nessa imersão de acordo que for digerindo. se possível. porém, coincidentemente essa oficina veio à desejar. tenho desenvolvido projetos tendo a feminilidade como temática e vou usando a minha corpa e das minhas irmãs como cobaias para minhas investigações e experimentos. remo e naufrago como em campo territorial. estou exausta de estar cansada do pronto, mas em contrapartida, cada vez mais pronta pra destruir o contra, que me apronta. o #Devoraz foi um pouco disso pra mim. acalento, abrigo. proteção. mas a pergunta que não quer calar: vem novidades por aí? #

foto de Luara Monteiro

encerro dizendo que amanhã vai rolar e última parte Devorações – Imersão Artística - 2018, no mesmo lugar, no mesmo horário, mas o que teremos de novo, além de oficineires noves? 

      durante o turno matutino “Remonte-se: Oficina de Fanzine”, ministrada por Rodrigo Jesus (fotocartógrafo e poeta) e Andressa Quitéria (escritora e desenhista), que trança também e que já tive a boa oportunidade de ser trançada por ela para um ensaio do Foto Melanina, de Ingrid Rocha. e na parte da tarde “Imagens Subvertidas e Subversivas: Elaborações Monstruosas para Afundar Embarcações”, se materializará por Napê Rocha (artista visual). estou animada pra assistir.

      é necessário citar a Felipe Lacerda (artista visual e performer), se fez e se fará presente, novamente, durante as oficinas realizando uma ocupação artística, de cenário e tudo, com “Retrato Dissidente”, projeto babado de fotografia documental, que eu também tive a chance de contribuir nos dias que estive imersa em Vitória.


ouvier: Carne & Ócio (Poesia) | Compondo Feminilidade Contraluz (Performance) | Next Post

Comentários